quinta-feira, 25 de junho de 2009

PETIC Casa Civil 2009: Telecomunicações

Cenário Atual dos Recursos de Telecomunicação

O cenário atual da Secretaria de Estado da Casa Civil quanto à área de redes e telecomunicações não é das mais precárias. O órgão dispõe de uma infra-estrutura de rede com arquitetura em estrela, com 150 pontos de acesso a rede, utilizando uma banda de 8Mbps de acesso a internet, um backbone de fibra óptica de 1Gbps e switches de 100Mbps, ideal para suprir as necessidades dos usuários. Esta estrutura peca somente em seu único servidor de rede, fornecendo serviços de Proxy, firewall, aplicação, banco de dados e armazenamento de arquivos acarretando em uma baixa velocidade de transmissão em alguns serviços.
A secretaria possui uma estrutura de telefonia que utiliza PABX (Troca automática de ramais privados), onde são criados grupos de ramais por setor para captura e transferência automática de chamadas. Ligações destinadas à celular, o PABX utiliza celulares conectados a ele reduzindo o custo das ligações.

Cenário desejado dos recursos de telecomunicações

Já esta em andamento o planejamento da implantação da tecnologia VOIP em todas as secretarias reduzindo significantemente o custo das ligações entre elas.
Neste mês de Junho, o governo junto com o BANESE, adquiriu uma nova sala cofre com diversos servidores blade disponíveis para serem utilizados pelas secretarias e demais órgão do governo que precisarem, dentre eles a Casa Civil, eliminando o problema do único servidor.
Visto que todas as reuniões do governador são feitas no palácio dos despachos, onde esta localizada a Casa Civil, sendo necessário o deslocamento de secretários de suas respectivas secretarias, a utilização de videoconferência acarretaria numa economia no gasto de tempo e custo com transporte para o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário