quinta-feira, 25 de junho de 2009

Novas Tecnologias de Telecomunicação: Videoconferência

Videoconferência é uma discussão entre pessoas que estão em lugares diferentes através do contacto audiovisual, dando a sensação de que se encontram no mesmo local. A comunicação não necessariamente é entre um grupo, mas também pessoa à pessoa.
Em geral, equipamentos de videoconferência (terminais ou CODECs) possuem capacidade de estabelecer uma comunicação ponto a ponto (pessoa à pessoa), e para que vários pontos se conectem simultaneamente é preciso utilizar um equipamento denominado MCU (Multiponto Control Unit). A conexão entre vários pontos também é possível utilizando a tecnologia de conexão Multicast. Por ser uma tecnologia de rede que não está presente na Internet apenas em redes privadas e fechadas o Multicast não é muito utilizado.
Hoje, com o avanço dos processadores e da compressão de dados, surgiu um novo tipo de videoconferência, a conferência desktop, não sendo necessária a utilização de câmeras especiais e equipamentos modernos, basta possuir uma webcam e um microfone instalados em uma máquina padrão onde a compressão e descompressão são efetuados via software.
Vantagens do uso da videoconferência:

· Economia de tempo, evitando o deslocamento físico;
· Economia de recursos, com a redução dos gastos com viagens;
· Mais um recurso de pesquisa, já que a reunião pode ser gravada e disponibilizada
posteriormente.

Além destes aspectos, os softwares que apóiam a realização da videoconferência, em sua maioria, permitem também, através da utilização de ferramentas de compartilhamento de documentos:

· Visualização e alteração pelos integrantes do diálogo em tempo real;
· Compartilhamento de aplicações;
· Compartilhamento de informações (transferência de arquivos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário