domingo, 21 de junho de 2009

O papel da tecnologia da informação e comunicação na melhoria do processo de ensino e aprendizagem

Já é comum nas escolas e universidades o uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) como recurso para melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A incorporação de elementos multimodais incrementa os documentos digitais (documentos com recursos de natureza multimídia) bem como melhora a acessibilidade a esses documentos. Isto vale para todos os indivíduos e também àqueles que possuem alguma deficiência. Trata-se de uma tecnologia que oferece múltiplas perspectivas as pessoas facilitando o processo de assimilação de algum conhecimento novo. Isto é ótimo para o processo de aprendizado.

Perceba que o conhecimento codificado em documentos (e outros textos) possui, em geral, diferentes representações e as pessoas, similarmente, têm diferentes capacidades de assimilarem novos conteúdos. Note ainda que o entendimento de um novo conceito e aquisição de novo conhecimento depende da maneira que ele é apresentado às pessoas. O processo de aprendizado é altamente dependente da maneira que o indivíduo aprende. Dessa forma, documentos digitais que incorporam múltiplos recursos, isto é, possui vários recursos multimodais e interativos (de natureza multimídia). Utilizar tais recursos, por exemplo, torna mais fácil o ensino e aprendizado de conceitos abstratos já que apresenta o novo conceito sob diferentes perspectivas. Um exemplo evidente é o uso da simulação como recurso para facilitar o aprendizado de novos conceitos. Uso de applets e apresentações em flash por exemplo.

Uma ferramenta interessante é o MathML (www.w3.org/TR/REC-MathML), que é uma aplicação que oferece aos usuários recursos para processar e exibir conteúdo de matemática na Web. Outras aplicações são SVG (http://www.w3.org/Graphics/SVG/) e SMIL (http://www.w3.org/AudioVideo/).

Embora as aplicações mencionadas acima (MathML, SVG e SMIL) já estejam disponíveis e possam ser utilizadas como recursos para incrementar o processo de ensino e aprendizagem, seu uso para este fim tem sido módico. Parte se deve ao desconhecimento e parte devido a falta de incentivos no sentido de aprimorar as formas atuais de aprendizado.

Adicionalmente, observa-se que esforços de pesquisa têm se concentrado em estudos e testes empíricos, visando compreender e modelar a forma através da qual as pessoas executam suas tarefas, buscando-se capturar todos os aspectos das experiências e interações humanas no uso de ferramentas computacionais para o aprendizado. Nesse sentido, o ‘casamento’ do entendimento detalhado do ser humano com a compreensão aprofundada da tecnologia empregada permite a concepção e projeto de novos produtos.

Essa preocupação se estende ao uso das TIC’s visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O uso das TIC’s na educação auxilia a compreensão de, por exemplo, conceitos abstratos visto que os estudantes podem alterar variáveis e verificar as mudanças resultantes. A disponibilidade do imenso armazém de dados que é a Web combinada com o uso de aplicações como MathML, SVG, SMIL oferece diversas perspectivas que podem ser exploradas pelo aprendiz, tornando a aquisição de novos conhecimentos mais fácil.

Perceba que as ‘fronteiras’ da sala de aula estão em processo de mutação, facilitando cada vez mais o processo de consulta, ensino, aprendizado e colaboração entre estudantes, professores e profissionais de várias especialidades. Uma modesta parcela dos educadores já percebeu a riqueza das TIC’s e como elas podem aprimorar o processo de aprendizado. Todavia, é preciso ampliar esse número de modo a gerar multiplicadores para que uma parcela maior da sociedade possa se beneficiar.

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