Estado Atual das Pessoas
Cargo | Atribuição | Remuneração |
Assessor Especial | Coordenador | R$ 2.393,49 |
Consultor-Técnico Operacional | Analista | R$ 1.753,94 |
Assessor-Geral de Programas e Projetos | Técnico | R$ 1.196,73 |
Estes cargos já existiam na administração pública quando o CPD foi criado, e foram definidos sem direcionamento a uma atribuição específica. O modo como os cargos foram relacionados a atribuição teve como critério principal o valor da remuneração vinculado ao nível de competência exigido para ocupar o cargo.
A falta de flexibilidade na definição de cargos e atribuições impede que seja feita uma seleção específica para tais cargos, a seleção dos candidatos e feita conforme Nomenclatura, Requisito e Denominação Sumária dos cargos.
O que implica numa mesma prova ser aplicada a todos os candidatos sem opção de direcionamento por parte do CPD para as áreas mais carentes de mão-de-obra especializada.
O cargo Assessor Especial, que é designado quando se tem a atribuição de Coordenador, tem como requisito curso de graduação na área de Tecnologia da Informação e é desejável Pós-Graduação na área de Gerência de Projetos. Suas atividades são:
- Dimensionar requisitos e funcionalidades de sistemas;
- Especificar arquitetura;
- Escolher ferramentas de desenvolvimento;
- Especificar programas;
- Estabelecer padrões;
- Coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados;
- Pesquisar tecnologias em informática;
O cargo Consultor-Técnico Operacional, que é designado quando se tem a atribuição de Analista, tem como requisito curso de graduação na área de Tecnologia da Informação. Suas atividades são:
- Desenvolver e implantar sistemas informatizados;
- Dimensionar requisitos e funcionalidades de sistemas;
- Especificar arquitetura;
- Escolher ferramentas de desenvolvimento;
- Codificar aplicativos;
- Administrar ambientes informatizados;
- Prestar treinamento e suporte técnico ao usuário;
- Elaborar documentação técnica;
Já o cargo de Assessor-Geral de Programas e Projetos, que é designado quando se tem a atribuição de Técnico, possui como requisito um curso médio profissionalizante ou médio completo, este necessita também de um curso técnico em informática. Suas atividades são:
- Determinar interface gráfica e critérios ergonômicos de navegação;
- Montar estrutura de banco de dados;
- Projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações;
- Selecionar recursos de trabalho, tais como requisitos de hardware para os diversos setores do órgão.
- Assessorar nas atividades tecnológicas do órgão.
Não existe atualmente um plano de carreira na Secretaria de Estado da Casa Civil. Por outro lado, há a possibilidade do trabalhador comissionado ser aprovado em um concurso público e passar a receber uma respectiva gratificação além de seu próprio salário.
Quanto à política de capacitação, uma empresa do governo a Emgetis – Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação, visando atender a necessidade de desenvolvimento profissional técnico-administrativo e a necessidade dos serviços de acordo com cada ambiente organizacional, procura implementar cursos de capacitação para atender as demandas e necessidades.
Quanto ao ambiente de trabalho no CPD, foi observado que o espaço físico é extremamente limitado e apresenta alguns problemas relacionados a ergonomia:
- Não possui iluminação adequada;
- As cadeiras adquiridas, não atendem aos requisitos ergonômicos;
- Não há política de pausa ou ginástica laboral como forma de prevenção de LER/DORT;
- As mesas não possuem apoiador de teclado;
- Não há apoiadores de pulso para mouse e teclado;
- Não há apoio para pés.
Cenário Desejado das Pessoas
O governo do estado possui a Emgetis que se encarrega das gerências de maior porte, deixando a cargo de cada órgão a gerência de seus assuntos restritos. Um exemplo disso é a divisão de setores do CPD. Hoje dividido em suporte e desenvolvimento, o CPD deixa a cargo da Emgetis resolver problemas relacionados a telefonia e redes. Atualmente são serviços terceirizados.
A proposta é manter a Emgetis responsável por seus atuais papéis e sugerir a criação de um setor de dados, tendo em vista a importância deste no apoio as decisões do governador, já que a Casa Civil é um órgão de apoio ao governador do estado.
Propomos, então, um novo modelo de estrutura para o CPD, onde os coordenadores seriam responsáveis por manter a relação administrativa com o secretário do órgão, informando-o sobre os recursos oferecidos e necessidades na área de TIC. O Coordenador teria o perfil de gerente de relações da tecnologia-negócio e gerente de serviços.
A área de desenvolvimento atuaria no desenvolvimento de software e seria responsável pelo desenvolvimento de soluções na área de sistemas de aplicativos, assim como seus testes e manutenção. Quanto a distribuição de pessoal, propõe-se a seguinte configuração:
- 01 Gerente de Projeto;
- 05 Analistas;
- 01 Estagiário;
O Coordenador da área de desenvolvimento acumularia o cargo de Gerente de Projetos, sendo responsável pelo contato direto com o secretário da Casa Civil, isto é, definir junto a este acerca dos projetos e suas prioridades, assim como o contato direto com os analistas responsáveis por cada projeto.
A área de dados atuaria no suporte ao banco de dados, coordenando as atividades de gerenciamento e atualização da estrutura do banco de dados, além de oferecer suporte aos desenvolvedores sobre os SGBDs utilizados. Tarefas como a de configurar, monitorar e otimizar o desempenho e zelar pela segurança dos dados (planejando estratégias de backup, monitorando e controlando o acesso de usuários, alocando espaço e planejando necessidades futuras de armazenamento) também seriam atribuições deste setor.
A equipe seria formada como segue:
- 01 Administrador de Banco de Dados;
- 01 Supervisor da Informação e Comunicação;
- 01 Analista na Tecnologia da Informação e Comunicação.
- 01 Estagiário.
O Coordenador da área de dados acumularia o cargo de Supervisor da Informação e Comunicação.
A Emgetis atuaria na área de suporte as telecomunicações e teria como atribuições: manter a infra-estrutura de rede do órgão, garantindo alta disponibilidade, segurança, confiabilidade, flexibilidade, escalabilidade e desempenho da mesma; efetuar trabalhos de pesquisa e análise a fim de especificar soluções em telecomunicações, definir e acompanhar a evolução da topologia das redes de telecomunicações e desenvolver/participar de treinamentos da sua área de especialização. Equipe:
- 01 Gerente de Redes;
- 02 Analistas em Tecnologia da Informação e Comunicação;
- 03 Técnicos em Tecnologia da Informação e Comunicação;
- 01 Estagiário.
O coordenador do setor também acumularia o cargo de gerente de redes.
A área de suporte atuaria no suporte a hardware, mantendo em pleno funcionamento e atualização os equipamentos de tecnologia de informação e comunicação utilizados, além de solicitar orçamentos e participar da formação de aquisições de novos equipamentos, bem como peças para manutenção corretivas/preventivas. Equipe:
- 03 Técnicos;
- 01 Contratado;
- 01 Estagiário.
Neste caso um técnico continuaria a assumir as atribuições de coordenador.
Um ponto importante para manter um ambiente de trabalho produtivo e satisfatório é o da ergonomia. Sugerimos, a aquisição de alguns itens:
- Cadeiras giratórias com apoio para braço e com regulador de altura;
- Mesas reguláveis com apoio para teclado;
- Apoiador de pulso para mouse e para teclado;
- Apoiador para pés.
Além disso tudo, como foi identificada a deficiência na iluminação e refrigeração do ambiente de trabalho do CPD, propomos também a contratação de uma empresa especializada em projetos de iluminação de interiores e contatar a empresa responsável pelos refrigeradores de ar, para fazer a manutenção e possível troca de equipamentos.
Por fim, sugerimos uma campanha de conscientização dos funcionários, não só do CPD mas do órgão inteiro, sobre doenças, como LER/DORT, que podem acometê-los caso se descuidem e não sigam as políticas de prevenção das mesmas acompanhada de Ginástica Laboral e pausas de 10 minutos após 50 minutos de trabalho.
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