quinta-feira, 25 de junho de 2009

PETIC Casa Civil 2009: Software

Ambiente atual

Atualmente, a Casa Civil possui duas categorias de software, a primeira são os chamados softwares proprietários e a segunda são os sistemas produzidos localmente. Alguns dos produtos proprietários são ditos de prateleira, ou produzidos sem a necessidade de atender a uma demanda específica. Vale ressaltar, ainda, que entres estes alguns são softwares livres, mais especificamente as ferramentas de apoio ao processo de desenvolvimento de sistemas.

No apoio a infra-estrutura o órgão conta com servidores utilizando sistema operacional Microsoft Windows 2003 Server, com licença corporativa. Conta, ainda, com virtualização através do VMWare, ambiente que serve os sistemas que precisam ser publicados na internet.

Em relação às estações de trabalho também utilizam o Microsoft Windows, sendo na versão XP. Ainda tratando-se de estações de trabalho o ambiente conta com o Microsoft Office, nas versões 2003 e 2007, além de incorporar o Microsoft Office Outlook 2007 como software padrão de cliente de e-mail e colaboração.

A Casa Civil não possui ferramenta de controle das licenças de software, sendo estas associadas à compra de equipamentos. Porém, pretende produzir localmente um sistema para tal fim.

Tratando dos sistemas locais todos são produzidos em ambiente web e disponibilizados através da intranet, sendo alguns casos na internet. O cargo chefe é o Portal de Serviços e Segurança, denominado SSA (Sistemas de Segurança de Aplicações), onde são acoplados todos os outros sistemas.

Para produzir os sistemas a equipe de TI local utiliza a linguagem de programação Java (com JSP) e alguns softwares, como seguem:

- Servidor web: Jboss 4.2

- Banco de dados: PostgreSql 8.2

- IDE: MyEclipse

- Modelagem: ER Studio

- Relatório: IReport

- Controle de verão: Tortoise

Os sistemas são produzidos sem uma completa documentação, contando apenas com um padrão de interface e modelo de entidade relacionamento (DER). Porém, a equipe de TI está viabilizando um estudo para levantar a melhor forma de manter uma documentação precisa e que não comprometa muito recurso de tempo para produzir. Além disso, o estudo conta com viabilidade de ferramentas de apoio desde a documentação até a codificação e testes dos sistemas.

Ambiente desejado

Como toda instituição governamental, seja na esfera estadual ou federal, a Casa Civil também têm o propósito de aderir ao Software Livre para redução de custos, primeiramente no apoio a infra-estrutura e posteriormente nas estações de trabalho. Sendo que a segunda deverá ocorrer mediante aceitação prévia da área usuária.

Se tratando de produção de software o órgão insere em seu planejamento um Módulo de Visualização de Dados do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contabilidade (SAFIC) do estado, que é tido como fundamental para gestão e controle de gastos. Além deste, será viabilizado um módulo de comunicação instantânea dentro do Sistema de Segurança de Aplicações (SSA), que servirá para divulgações internas e conversação on-line entre os usuários, permitindo a utilização em grupo.

Para a produção dos novos sistemas a equipe de TI fará uso de novas tecnologias de desenvolvimento web e novas ferramentas de apoio a tal desenvolvimento. Será substituída a linguagem Java com JSP para Java com JSF, além de adequação do NetBeans como IDE. A equipe também se planeja para migração dos sistemas existentes para essas novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário